Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de 2019

29 de novembro - encerramento

Neste dia, encerramos nossas atividades com os alunos da escola. Nosso jornal estava, enfim, pronto e mostramos o resultado para os alunos, que ficaram bem contentes.

Novembro de 2019 (relatórios e reunião)

*4 de novembro: neste dia, pedimos para que os alunos produzissem uma matéria para o jornal, os alunos pareciam desmotivados. Levamos diversos temas para que os alunos escolhessem sobre quais queriam falar. *6 de novembro: fomos dispensados da reunião por conta da bienal, para que pudéssemos desfrutar do evento para falarmos sobre depois. *11 de novembro: recolhemos as matérias dos alunos e levamos as crônicas que eles já tinham feito, para que pudessem mudar algo que fizeram. Sugerimos que criassem pseudônimos para usarem nas crônicas. *13 de novembro: reservamos esse dia para ajustarmos nosso jornal. >Reunião: falamos sobre a reta final do PIBID, sobre como devemos proceder para a apresentação do Erelic e fomos informados de que deveríamos atualizar nossos blogs.

Outubro de 2019 (reuniões)

*9 de outubro: nessa reunião, fomos apresentados a uma das alunas da escola, que falou sobre o impacto do programa em sua vida, o professor Fernando falou também sobre como procederia a semana de letras e sobre a apresentação que haveria do PIBID na semana. *16 de outubro: não tivemos reunião por ser a semana de letras. *23 de outubro: a professora Andréa fala sobre nossa participação no ERELIC, que era obrigatória. Também somos orientados sobre como corrigir os textos dos alunos. As colaboradoras do professor Ricardo falaram sobre o desenvolvimento do jornal na turma em que atuam.

Outubro de 2019

*9 de outubro - quarta-feira: apresentação dos artigos de opinião e roda de conversa sobre os temas. *14 a 21 de outubro: período de jogos internos, pedimos que os alunos fotografassem para colocar no jornal. *23 de outubro: um dos professores faltou e, por conta disso, a professora Socorro teve que se dividir para ficar com duas turmas. Nós ficamos com o 8º A e ajudamos a passar uma atividade sobre interpretação de texto. *28 de outubro: não tivemos atividades por ser Dia do Servidor Público.

Sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Foi o dia do EPIBID, nós nos reunimos em uma roda de conversa com a equipe do PIBID de Pedagogia para trocarmos experiências sobre nossas atuações nas escolas. Foi incrível poder compartilhar nosso trabalho com outras pessoas e poder ver o trabalho delas.

Quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Neste dia, fizemos a dinâmica sobre figuras de linguagem com os alunos, fizemos uma espécie de gincana com eles, dividimos os alunos em grupos e dissemos para que formassem filas, ele deveriam correr até a bolsista Aline e então, aquele que chegasse primeiro teria um minuto para responder o que era a figura (que era sorteada por um balão) ou dar um exemplo. Os alunos ficaram bem animados e pareceram se divertir durante a dinâmica e mostraram-se bem competitivos.

Quarta-feira, 31 de julho de 2019

Neste dia, nossos orientadores foram até a escola para apresentar o projeto do jornal digital para os alunos. As duas turmas da Socorro e as turmas da professora Edilene foram juntadas no auditório para a apresentação do jornal. De forma geral, a apresentação foi boa e os alunos pareceram bastante interessados.

Quarta-feira, 24 de julho de 2019 (reunião)

Neste dia, tivemos as apresentações das experiências de leitura da Clarice e da Welita. O professor Fernando fez algumas pontuações sobre os problemas de leitura na escola. Os nossos orientadores mostraram narrativas digitais e sugeriram que fizéssemos algo do tipo com os alunos. Foi nessa reunião em que ouvimos falar pela primeira vez no jornal digital, já que o professor Fernando mostrou o projeto de uma orientanda sua de mestrado, que fez um jornal com seus alunos. Ao final da reunião, nossos orientadores falaram sobre o EPIBID, que deveriámos participar em uma roda de conversa.

Quarta-feira, 24 de julho de 2019

Neste dia assumimos a aula. Depois de uma preparação prévia, demos continuidade ao assunto de figuras de linguagem, com as figuras que faltavam no livro didático, eu ministrei as figuras de anacoluto, polissíndeto, elipse, zeugma, apóstrofe, anáfora, hipérbato, perífrase e eufemismo. Depois da aula, pedimos para que os alunos estudassem para fazermos uma dinâmica com eles.

Quarta-feira, 17 de julho de 2019

Foi o dia do nosso retorno à escola e, como novidade, estávamos com um novo colega na turma, Jadson, que antes estava com uma das turmas do professor Ricardo, a tarde. Neste dia, apenas observamos a aula da professora, foi aula de leitura e interpretação de texto. a maior parte da turma fez a atividade, já que valeria como pontuação extra.

Quarta-feira, 5 de junho de 2019

Cenário da peça do 8º A Grupo de dança do 8º A Neste dia, tivemos a culminância do projeto de leitura. Os alunos do 8º A, fizeram sua apresentação sobre o livro em que estávamos trabalhando, sendo este O lado mais sombrio. Tivemos uma apresentação de dança e uma apresentação teatral. O 8º B também se apresentou.

Quarta-feira, 29 de maio de 2019 (reunião)

Esta reunião foi importante, pois ficamos sabendo mais sobre os cortes de gastos na universidade e como isso nos afetaria. Fizemos uma roda de conversa junto com PIBID interdisciplinar e com alguns professores do Ifal. Então, fizemos nossa reunião na sala - depois da roda de conversa - e a professora Andréa falou sobre o fim da substituição de bolsas. Roda de conversa, imagem retirada do blog do bolsista Jadson Silva

Quarta-feira, 29 de maio de 2019

Neste dia, fizemos o mural  em conjunto com os alunos, usando os desenhos que haviam feito e decorações com cartolina e tintas coloridas. A turma ficou bem animada e todos quiseram ajudar. Depois do intervalo, ensaiamos outra vez com os grupos, pois a apresentação seria na semana seguinte.

Segunda-feira, 13 de maio de 2019

Neste dia, pegamos as aulas de história. Os grupos que participariam da dança, da peça e do mural foram separados de forma definitiva, de acordo com a vontade dos alunos. Assim, eu e Wivian ficamos responsáveis pela dança, enquanto Emmilly, Letycia e Bárbara ficaram responsáveis pela peça. Wivian e eu levamos o grupo da dança para o pátio, para começarmos a criar a coreografia.

Quarta-feira, 8 de maio de 2019

Neste dia, fizemos um quiz com os alunos. Para isso, a turma foi dividida em duas equipes: branca e vermelha (representando os reinos do País das Maravilhas). Então, levamos todos para o pátio e fixemos nossa dinâmica, a equipe branca saiu vencedora, mas toda a turma se empolgou e resolveu participar.

Segunda-feira, 6 de maio de 2019

Nesta segunda, a professora iniciou a aula fazendo uma chamada e a turma ficou incrivelmente quieta, o que não é comum, mesmo para a hora da chamada. Depois, a professora precisou atender uma mãe, então a turma voltou ao seu normal, fazendo barulho. Depois de terminar de falar com a mãe, a professora fez uma revisão sobre o uso dos porquês.

Segunda-feira, 29 de abril de 2019

Neste dia, resolvemos fazer algo diferente, então levamos a turma para o pátio e fizemos uma roda de conversa sobre o livro. Os alunos, que normalmente não falam, expuseram suas opiniões e falaram sobre coisas que gostaram ou não na história. Também falamos sobre personagens que gostamos ou não, as cenas preferidas e assim por diante. 

Quarta-feira, 24 de abril de 2019

Tínhamos planejado uma atividade para a turma, para que fizessem em grupo. Pedimos para que se dividissem em grupos de 5 pessoas, os alunos reclamaram pela sala ser pequena e a movimentação ser ruim. Passamos um caça-palavras para fazerem, com alguns nomes dos personagens do livro escolhido pela turma e pedimos para que, posteriormente, fizessem uma história com os que encontrassem. Nosso plano inicial era misturar as histórias, para que lessem as dos colegas, sem saberem de quem são. Quando entreguei as folhas com o jogo, um dos alunos veio perguntar se era apenas aquilo, pois não haviam prestado atenção no que havíamos dito. Não demos tempo limite para que terminassem de escrever, mas alguns grupos estavam se prolongando demais. Quando terminaram de escrever, pedimos para que lessem as próprias histórias, ao contrário do plano original.

Segunda-feira, 22 de abril de 2019

Era um dia de chuva, então menos alunos compareceram. Uma aluna já levou o desenho para ser usado no rual de encerramento do projeto, pedimos para que ela o assinasse e entregasse para a garota que ficou responsável por receber as coisas do mural. A aula continuou o assunto da anterior: o uso dos "porquês".  Uma aluna chegou na sala com várias garrafinhas de água, já que o bebedouro fica um pouco distante da sala. A professora chamou alguns alunos, para devolver as provas restantes, mas eles já saíram da escola ou desistiram. Então, a professora colocou algumas questões no quadro e chamou alguns alunos para responderem no quadro, corrigindo depois.

Quarta-feira, 17 de abril de 2019

Neste dia, demos continuidade às divisões dos grupos do projeto. Um dos alunos se ofereceu para ser o diretor da peça, mas isso não agradou aos alunos, então fizemos uma votação e eles escolheram outro colega, que diziam ser mais capacitado para o cargo. Com isso definido, dividi os grupos de desenho e pintura, enquanto dois alunos resolveram escrever algo, então subdividi os grupos: um para desenhar uma nova capa para o livro, um para desenhar uma cena e um para desenhar alguns personagens.  Para os que escolheram escrever, deixamos os critérios mais amplos, e Bárbara se dispôs a ajudá-los e sugerir temas, caso não soubessem. Com isso resolvido, a professora Socorro passou sobre o uso dos "porquês", junto a uma atividade no livro. Os alunos ficaram tensos, quando a professora mandou duas alunas para a diretoria, por estarem conversando. A turma ficou mais silenciosa depois disto.

Segunda-feira, 15 de abril de 2019

Neste dia, voltamos ao auditório para assistirmos o final do filme, para termos uma discussão depois. Enquanto ligávamos os aparelhos, a turma estava dispersa e barulhenta. Era perceptível que as condições da sala estavam bem piores do que estávamos acostumadas e o cheiro de mofo era presente. Quando terminamos, iniciei uma discussão com os alunos, que pareciam ter gostado do filme. Trouxa a tona um poema do livro original, que era mencionado no livro que a turma escolheu e era dito no filme. Uma das alunas disse já ter assistido o filme e, assim como ela, muitos alunos disseram ter achado o poema no filme. Enquanto a maior parte da turma participava da discussão, notei que alguns alunos, que estavam sentavam no canto, estavam tendo uma conversa paralela. Por não termos preparo, alguns alunos com necessidades especiais não puderam ser inclusos na atividade. Perguntei aos alunos o que queriam fazer na apresentação do projeto e dividimos a turma em uma apresentação teatral e um mural, e...

Quarta-feira, 10 de abril de 2019 (reunião)

O professor Luís Fernando iniciou a reunião justificando a ausência da professora Andréa, que estava na reunião do PROFLETRAS. Ele falou sobre as gerações X e Y, retomando os assuntos da reunião anterior, abordando a diversidade de modalidades no século XXI. O professor nos mostrou o blog dele, mostrando-nos diferentes formas de ministrar uma aula, usando métodos modernos. Ainda nesse assunto, o professor nos mostrou vídeos que nos mostram coisas que podemos fazer com os alunos na sala, como jogos de tabuleiro ou jogos de celular. Após isso, nosso amigo Elvys fez sua apresentação sobre a experiência com a leitura. O professor Fernando pediu para que gravássemos a apresentação do Elvys, para colocarmos no nosso canal do youtube, como forma de iniciar o projeto de booktubers. Conversamos sobre os avanços no projeto e os grupos sentiram dificuldades em fazer os alunos lerem. No fim, o professor marcou as idas à escola.

Segunda-feira, 8 de abril de 2019

Neste dia, levamos os alunos para o auditório, para assistirmos ao filme Alice no País das Maravilhas, de Tim Burtom. Não conseguimos assistir o filme inteiro, mesmo com duas aulas, por ser muito longo. Nas aulas anteriores, pedimos aos alunos que lessem até o sexto capítulo, para que procurássemos semelhanças entre os dois. A turma pareceu gostar muito do filme e os alunos pareceram apreciar ter algo diferente na sala, tiveram muitos comentários.

Quarta-feira, 3 de abril de 2019 (reunião)

Os orientadores iniciaram a reunião retomando o assunto sobre os booktubers, que já fora mencionado antes, por e-mail, deixando alguns dos pibidianos animados (como eu), e alguns desconfortáveis. O professor Luís Fernando argumentou sobre ser necessário fazer algumas coisas que não gostamos, para podermos alcançar nossos objetivos, dizendo que é necessário se adaptar para atingirmos as novas mídias; mesmo assim, muitos não pareceram muito favoráveis à ideia. Após isso, a professora Andréa falou para nos atentarmos aos comentários dos alunos sobre os livros e, em seguida, assistiríamos a apresentação do nosso amigo Elvys. Antes de falarmos sobre a progressão do projeto, nossos orientadores apresentaram outras formas que podemos usar para apresentar a leitura para os alunos, pois nosso objetivo é formar leitores em geral, não leitores de obras específicas. Falamos sobre os avanços do projeto e sobre o QR code, que será usado por nós para o projeto. As apresentações dos progressos demora...

Quarta-feira, 3 de abril de 2019

Neste dia, os alunos estavam realmente agitados, então a professora Socorro falou sobre a reunião de pais e mestres, o que deixou os meninos mais quietos. A professora escreveu o texto "Quem inventou a pipoca?", para que os alunos copiassem, trazendo alguns questionamentos interessantes. Enquanto os alunos copiavam, o professor de Ed. Física entrou na sala, fazendo uma chamada antes da aula, que seria a última daquele dia. A professora saiu da sala saiu para ir à coordenação rapidamente, deixando os alunos outra vez agitados e, quando voltou, leu o texto junto aos alunos, falando sobre objeto direto e indireto. Depois da correção das questões, que foram passadas junto ao texto, tentei falar com a turma sobre o projeto, mas eles ainda não tinham lido o livro; tendo isso em mente, planejamos um questionário, para incentivá-los a ler. A professora devolveu as provas para os alunos, gerando comentários de descontentamento.

Segunda-feira, 01 de abril de 2019

Neste dia, a professora Socorro falou sobre uma avaliação por comportamento, porque muitos alunos não haviam alcançado a média com as provas. Muitos alunos faltaram. Eu falei com os alunos sobre o que eles queriam fazer com a apresentação do projeto, mas eles não chegaram a um acordo, então eu e as meninas da minha equipe resolvemos deixar que os alunos lessem um pouco mais do livro, antes de decidir o que fazer. Depois, a professora pediu que aqueles que não tivessem feito o trabalho - passando antes das provas - fizessem. Enquanto alguns faziam, aqueles que já tinham entregado ficaram dispersos, conversando ou dormindo, o que provocou algum barulho.

Quarta-feira, 20 de março de 2019

Manhã: De manhã, eu e Letycia assumimos a aula. Foi a primeira vez que eu realmente dei uma aula e, devo dizer, gostei. Nós fizemos uma revisão sobre três assuntos que irão cair na prova dos meninos: uso do s  e do z , sujeito indeterminado e sujeito oculto. A turma ficou em silêncio e prestou bastante atenção, eles pareceram gostar da aula. Depois, eu falei com eles sobre o projeto. Ninguém tinha começado a ler o livro ainda, então pedi para que lessem os 4 primeiros capítulos, para falarmos sobre na próxima aula. Além disso, dei algumas ideias obre o que poderíamos fazer no projeto, já que a grande maioria não tem interesse em participar da peça. Tarde: Pela tarde, eu retornei à escola, desta vez para dividir minha experiência com o 9º ano C, turma do professor Ricardo. Quando cheguei, junto aos bolsista que ficam na turma, o professor estava fazendo revisão de um assunto que cairia na prova. Percebi que a turma tem menos gente que pela manhã, embora a sala pareça...

Quarta-feira, 13 de março de 2019 (reunião)

Neste dia, começamos a reunião com os meus relatos sobre as apresentações nas turmas. Nossos orientadores também falaram e contaram algumas histórias e experiências com alguns alunos. Depois, falamos sobre nossas dificuldades em relação aos alunos e em como deveríamos proceder em relação ao projeto. Ah! E é claro, não posso me esquecer de mencionar a apresentação do Ronny , que foi inteligente e hilária. Eu adorei.

Quarta-feira, 13 de março de 2019

Neste dia, foi a minha vez de apresentar a experiência de leitura, eu apresentei nas turmas de 8º ano, da professora Socorro e nas de 9º ano, da professora Edilene. Os meninos pareceram ficar empolgados com a apresentação, principalmente quando eu falava dos meus filhos, Naruto e Trono de Vidro, além de mitologia, porque mitologia é tudo de bom, não é? Outra foto tirada pela Letycia <3

Quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019 (reunião)

Nesta reunião, o professor Luiz Fernando, mostrou para nós um projeto de QR Code, para que, através deles, tanto os alunos quanto nós tenham acesso a livros, quadrinhos, músicas etc. Depois disso, nós falamos sobre as apresentações da Letícia e da Valk nas turmas, foi uma discussão construtiva, onde todos tiveram a chance de falar. Antes da reunião acabar, eu fiz a apresentação sobre a minha experiência. E, falando nisso, esse foi o resultado, depois de anos lendo.

Quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Nesta quarta, houve a apresentação da nossa colega Valquissandra , sobre sua experiência na leitura. Diferentemente da segunda-feira, os meninos pareceram gostar dessa apresentação, principalmente do pequeno monólogo teatral que nossa Valk fez. Quando sua apresentação acabou, eu fui à frente da sala e contei algumas histórias para os alunos, sem dizer que eram histórias de livros, eles pareceram empolgados e foi assim que escolhemos o livro que usaríamos no projeto de leitura. Com 23 votos, o livro vencedor foi O Lado Mais Sombrio, da A. G. Howard. Foto tirada pela lindíssima Letycia Após isso, a professora passou dando visto na atividade passada na aula anterior e corrigiu-a.

Segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Tivemos problemas para conseguir cadeiras, algo que já se tornou um costume, praticamente, assim como o barulho na sala. Neste dia, nossa colega Letícia apresentou sua experiência de leitura para os alunos, e a maioria não pareceu muito interessada, embora alguns tenham ficado empolgados. Eu sugeri o livro "Vingadores: Guerra Civil" para ser usado no projeto, mas metade da turma não gostou da sugestão. Em seguida, a professora passou uma atividade do livro. Fomos para o intervalo e, quando voltamos, o coordenador Leonardo estava na sala, reclamando sobre os alunos que não voltam para a sala logo após o intervalo acabar. Quando ele saiu da sala, a professora Socorro explicou sobre sujeito indeterminado.

Quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019 (reunião)

Nesta reunião, nossos orientadores relembraram a proposta de trabalho, além dos cuidados teóricos que deveríamos ter, (re)pensar nossa prática docente, além de vincular nosso projeto de pesquisa com o projeto da escola. O ponto de partida seria com apresentações, onde falaríamos sobre nossas experiências de leitura e literatura para nossos colegas e, em seguida, para os alunos. Neste dia, Letícia e Walquissandra se apresentaram, contando suas histórias.

Quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Neste dia, a turma estaca extremamente barulhenta. A professora Socorro passou a leitura de um texto, junto a uma atividade de interpretação, das páginas 12 a 14 do livro. Nas duas aulas, a turma não se acalmou nem por um segundo, mesmo quando a professora estava fazendo a chamada.

Quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019 (reunião)

Nossos orientadores, Andréa e Luiz Fernando, nos deixaram a par sobre o projeto de plano de ensino: a narrativa transmídia, ou seja, o uso de diferentes mídias para contar histórias ou transmitir mensagens, com múltiplas linguagens em múltiplas plataformas. Deveríamos aplicar isso com um texto principal, usando textos anciliares para complemento.

Quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Neste dia, já estávamos separados. Eu, Wivian, Emmilly, Bárbara e Letycia ficamos no 8º ano A. Fizemos uma dinâmica com os alunos, batata-quente, onde passamos um objeto entre os alunos, enquanto uma música tocava e, quando parava, o aluno que estivesse segurando-o nos fazia uma pergunta. Após algumas rodadas, começamos a fazer perguntas, para que também conhecêssemos os meninos. Como já sabíamos sobre o projeto de leitura, falamos com os alunos sobre ele.

Trabalho em grupo

Infraestrutura física da escola: Pessoal: Projeto Pedagógico: Relações Interpessoais: “Começamos nossa coleta de dados fazendo uma entrevista com a diretora da Escola Estadual Onélia Campelo.  Dados obtidos:  A escola possui 1 laboratório de informática com internet. Quem assume a secretaria é o diretor adjunto A escola é composta por 15 salas de aula. 2 laboratórios. Há uma biblioteca (funciona os três turnos), porém não há um bibliotecário.  10 banheiros. 1 quadra poliesportiva. 1 pátio. Não há praça.  3 áreas de convivência. Há carência em relação a iluminação.” “2 diretores e 2 coordenadores sendo 1 pedagógico e outro articulador 7 colaboradores assumem os serviços gerais. 8 merendeiras. 4 vigias. Tem uma equipe docente de 56 professores distribuídos pelos turnos matutino, vespertino e noturno. Segundo ...

Quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Nessa reunião, a profa. Andréa não pode comparecer, pois estava em uma reunião do Profletras. O professor Fernando nos apresentou alguns livros que escreveu - um deles com a professora Andréa. Ele falou sobre alguns meios didáticos que pideriamos usar e sobre algumas - boas - mudanças na BNCC. Fomos informados que na próxima semana não haveria reunião, porque os professores estariam em outra reunião do Profletras.

Quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Voltamos às nossas atividades, era dia da primeira reunião do ano. O professor Luís Fernando falou uma pequena introdução sobre os métodos a serem usados nas turmas. Falamos sobre as discussões que abordaremos sobre os documentos oficiais - como a BNCC - e algumas questões gerais. Após isso, o pessoal que foi para o Enalic falou sobre o evento.

Terça-feira, 27 de novembro de 2018

Era semana de provas bimestrais, nós acompanhamos a professora Socorro no 8º A, onde ela aplicaria as avaliações de Português e Geografia. Como sempre, tivemos problemas em encontrar espaço, além do calor e do barulho dos alunos. A professora teve dificuldades em controlar a turma.

Quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Nessa reunião, os orientadores abordaram a chegada dos Feras. Já que um grupo de participantes iria apresentar o programa a eles, demos sugestões para abordagens a eles. Foram mostrados os slides que seriam usados - alguns ainda receberiam uns ajustes. Depois, o professor Fernando nos mostrou a pesquisa etnográfica finalizada, realizada a partir dos dados que coletamos. Então, demos algumas ideias para projetos, workshops, aulas e oficinas, que poderíamos usar com os alunos.

Quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Foi dia de reunião. Nós fizemos uma discussão a respeito do filme 'Um grito de liberdade'. Nossos orientadores nos passaram um trabalho sobre esse filme durante o recesso, onde teríamos de selecionar cenas onde estava presente o "encontro com o outro" e comentá-las e, na reunião, fizemos essa parte oralmente. A partir de nossos comentários, os orientadores aprofundavam o assunto. A professora Andréa nos mostrou quatro cenas do filme e, junto do professor Fernando, foi abordando a etnografia conosco.