Pular para o conteúdo principal

Quarta-feira, 20 de março de 2019


  • Manhã:
De manhã, eu e Letycia assumimos a aula. Foi a primeira vez que eu realmente dei uma aula e, devo dizer, gostei. Nós fizemos uma revisão sobre três assuntos que irão cair na prova dos meninos: uso do s e do z, sujeito indeterminado e sujeito oculto. A turma ficou em silêncio e prestou bastante atenção, eles pareceram gostar da aula.
Depois, eu falei com eles sobre o projeto. Ninguém tinha começado a ler o livro ainda, então pedi para que lessem os 4 primeiros capítulos, para falarmos sobre na próxima aula. Além disso, dei algumas ideias obre o que poderíamos fazer no projeto, já que a grande maioria não tem interesse em participar da peça.


  • Tarde:
Pela tarde, eu retornei à escola, desta vez para dividir minha experiência com o 9º ano C, turma do professor Ricardo. Quando cheguei, junto aos bolsista que ficam na turma, o professor estava fazendo revisão de um assunto que cairia na prova. Percebi que a turma tem menos gente que pela manhã, embora a sala pareça mais quente nesse horário. Depois da revisão do professor, eu fiz minha apresentação e os alunos pareceram animados, eles não pareceram estar gostando do livro que tinham escolhido. Quando acabei, era hora do intervalo.
Quando voltamos, meus colegas bolsistas fizeram uma discussão com os alunos, Ronny e Camila falaram de livros que eles gostam e, por fim, a turma resolveu mudar o livro a ser utilizado no projeto, ficando acordado que leriam o primeiro livro da série Percy Jackson e os Olimpianos: O Ladrão de Raios.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quarta-feira, 24 de abril de 2019

Tínhamos planejado uma atividade para a turma, para que fizessem em grupo. Pedimos para que se dividissem em grupos de 5 pessoas, os alunos reclamaram pela sala ser pequena e a movimentação ser ruim. Passamos um caça-palavras para fazerem, com alguns nomes dos personagens do livro escolhido pela turma e pedimos para que, posteriormente, fizessem uma história com os que encontrassem. Nosso plano inicial era misturar as histórias, para que lessem as dos colegas, sem saberem de quem são. Quando entreguei as folhas com o jogo, um dos alunos veio perguntar se era apenas aquilo, pois não haviam prestado atenção no que havíamos dito. Não demos tempo limite para que terminassem de escrever, mas alguns grupos estavam se prolongando demais. Quando terminaram de escrever, pedimos para que lessem as próprias histórias, ao contrário do plano original.

Trabalho em grupo

Infraestrutura física da escola: Pessoal: Projeto Pedagógico: Relações Interpessoais: “Começamos nossa coleta de dados fazendo uma entrevista com a diretora da Escola Estadual Onélia Campelo.  Dados obtidos:  A escola possui 1 laboratório de informática com internet. Quem assume a secretaria é o diretor adjunto A escola é composta por 15 salas de aula. 2 laboratórios. Há uma biblioteca (funciona os três turnos), porém não há um bibliotecário.  10 banheiros. 1 quadra poliesportiva. 1 pátio. Não há praça.  3 áreas de convivência. Há carência em relação a iluminação.” “2 diretores e 2 coordenadores sendo 1 pedagógico e outro articulador 7 colaboradores assumem os serviços gerais. 8 merendeiras. 4 vigias. Tem uma equipe docente de 56 professores distribuídos pelos turnos matutino, vespertino e noturno. Segundo ...

Terça-feira, 16 de outubro de 2018

Neste dia, a professora Socorro deu continuidade ao assunto Aposto e Vocativo. Como de costume, no início da aula os alunos estavam agitados e alguns ainda procuravam por carteiras, o que atrasou o começo da aula em 15 minutos. Logo em seguida,  a professora fez a chamada, para depois iniciar a correção da atividade que havia ido para casa. Ela fez a correção oralmente. Após isso, a professora Socorro passou uma leitura em voz alta de um texto, onde os alunos liam, havia uma atividade sobre o texto e a professora foi tirando as dúvidas sobre ela. Enquanto os alunos faziam a atividade de sala, a professora ia passando de banca em banca, para dar o visto na atividade anterior.