Pular para o conteúdo principal

Segunda-feira, 15 de abril de 2019

Neste dia, voltamos ao auditório para assistirmos o final do filme, para termos uma discussão depois. Enquanto ligávamos os aparelhos, a turma estava dispersa e barulhenta. Era perceptível que as condições da sala estavam bem piores do que estávamos acostumadas e o cheiro de mofo era presente. Quando terminamos, iniciei uma discussão com os alunos, que pareciam ter gostado do filme. Trouxa a tona um poema do livro original, que era mencionado no livro que a turma escolheu e era dito no filme. Uma das alunas disse já ter assistido o filme e, assim como ela, muitos alunos disseram ter achado o poema no filme. Enquanto a maior parte da turma participava da discussão, notei que alguns alunos, que estavam sentavam no canto, estavam tendo uma conversa paralela. Por não termos preparo, alguns alunos com necessidades especiais não puderam ser inclusos na atividade. Perguntei aos alunos o que queriam fazer na apresentação do projeto e dividimos a turma em uma apresentação teatral e um mural, eles pareceram animados com a ideia. Enquanto fazia isso, as meninas pensavam em outras atividades que poderiam fazer com a turma. No final, a professora Socorro anotou os nomes das pessoas que não estavam colaborando.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quarta-feira, 24 de abril de 2019

Tínhamos planejado uma atividade para a turma, para que fizessem em grupo. Pedimos para que se dividissem em grupos de 5 pessoas, os alunos reclamaram pela sala ser pequena e a movimentação ser ruim. Passamos um caça-palavras para fazerem, com alguns nomes dos personagens do livro escolhido pela turma e pedimos para que, posteriormente, fizessem uma história com os que encontrassem. Nosso plano inicial era misturar as histórias, para que lessem as dos colegas, sem saberem de quem são. Quando entreguei as folhas com o jogo, um dos alunos veio perguntar se era apenas aquilo, pois não haviam prestado atenção no que havíamos dito. Não demos tempo limite para que terminassem de escrever, mas alguns grupos estavam se prolongando demais. Quando terminaram de escrever, pedimos para que lessem as próprias histórias, ao contrário do plano original.

Trabalho em grupo

Infraestrutura física da escola: Pessoal: Projeto Pedagógico: Relações Interpessoais: “Começamos nossa coleta de dados fazendo uma entrevista com a diretora da Escola Estadual Onélia Campelo.  Dados obtidos:  A escola possui 1 laboratório de informática com internet. Quem assume a secretaria é o diretor adjunto A escola é composta por 15 salas de aula. 2 laboratórios. Há uma biblioteca (funciona os três turnos), porém não há um bibliotecário.  10 banheiros. 1 quadra poliesportiva. 1 pátio. Não há praça.  3 áreas de convivência. Há carência em relação a iluminação.” “2 diretores e 2 coordenadores sendo 1 pedagógico e outro articulador 7 colaboradores assumem os serviços gerais. 8 merendeiras. 4 vigias. Tem uma equipe docente de 56 professores distribuídos pelos turnos matutino, vespertino e noturno. Segundo ...

Terça-feira, 16 de outubro de 2018

Neste dia, a professora Socorro deu continuidade ao assunto Aposto e Vocativo. Como de costume, no início da aula os alunos estavam agitados e alguns ainda procuravam por carteiras, o que atrasou o começo da aula em 15 minutos. Logo em seguida,  a professora fez a chamada, para depois iniciar a correção da atividade que havia ido para casa. Ela fez a correção oralmente. Após isso, a professora Socorro passou uma leitura em voz alta de um texto, onde os alunos liam, havia uma atividade sobre o texto e a professora foi tirando as dúvidas sobre ela. Enquanto os alunos faziam a atividade de sala, a professora ia passando de banca em banca, para dar o visto na atividade anterior.