Pular para o conteúdo principal

Quarta-feira, 3 de abril de 2019 (reunião)

Os orientadores iniciaram a reunião retomando o assunto sobre os booktubers, que já fora mencionado antes, por e-mail, deixando alguns dos pibidianos animados (como eu), e alguns desconfortáveis. O professor Luís Fernando argumentou sobre ser necessário fazer algumas coisas que não gostamos, para podermos alcançar nossos objetivos, dizendo que é necessário se adaptar para atingirmos as novas mídias; mesmo assim, muitos não pareceram muito favoráveis à ideia. Após isso, a professora Andréa falou para nos atentarmos aos comentários dos alunos sobre os livros e, em seguida, assistiríamos a apresentação do nosso amigo Elvys. Antes de falarmos sobre a progressão do projeto, nossos orientadores apresentaram outras formas que podemos usar para apresentar a leitura para os alunos, pois nosso objetivo é formar leitores em geral, não leitores de obras específicas. Falamos sobre os avanços do projeto e sobre o QR code, que será usado por nós para o projeto. As apresentações dos progressos demoraram mais que o normal, fazendo com que a apresentação de Elvys ficasse para a semana posterior. A professora Andréa nos disse que não teríamos recesso, por estarmos numa fase importante do projeto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quarta-feira, 24 de abril de 2019

Tínhamos planejado uma atividade para a turma, para que fizessem em grupo. Pedimos para que se dividissem em grupos de 5 pessoas, os alunos reclamaram pela sala ser pequena e a movimentação ser ruim. Passamos um caça-palavras para fazerem, com alguns nomes dos personagens do livro escolhido pela turma e pedimos para que, posteriormente, fizessem uma história com os que encontrassem. Nosso plano inicial era misturar as histórias, para que lessem as dos colegas, sem saberem de quem são. Quando entreguei as folhas com o jogo, um dos alunos veio perguntar se era apenas aquilo, pois não haviam prestado atenção no que havíamos dito. Não demos tempo limite para que terminassem de escrever, mas alguns grupos estavam se prolongando demais. Quando terminaram de escrever, pedimos para que lessem as próprias histórias, ao contrário do plano original.

Trabalho em grupo

Infraestrutura física da escola: Pessoal: Projeto Pedagógico: Relações Interpessoais: “Começamos nossa coleta de dados fazendo uma entrevista com a diretora da Escola Estadual Onélia Campelo.  Dados obtidos:  A escola possui 1 laboratório de informática com internet. Quem assume a secretaria é o diretor adjunto A escola é composta por 15 salas de aula. 2 laboratórios. Há uma biblioteca (funciona os três turnos), porém não há um bibliotecário.  10 banheiros. 1 quadra poliesportiva. 1 pátio. Não há praça.  3 áreas de convivência. Há carência em relação a iluminação.” “2 diretores e 2 coordenadores sendo 1 pedagógico e outro articulador 7 colaboradores assumem os serviços gerais. 8 merendeiras. 4 vigias. Tem uma equipe docente de 56 professores distribuídos pelos turnos matutino, vespertino e noturno. Segundo ...

Quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Nessa reunião, a profa. Andréa não pode comparecer, pois estava em uma reunião do Profletras. O professor Fernando nos apresentou alguns livros que escreveu - um deles com a professora Andréa. Ele falou sobre alguns meios didáticos que pideriamos usar e sobre algumas - boas - mudanças na BNCC. Fomos informados que na próxima semana não haveria reunião, porque os professores estariam em outra reunião do Profletras.