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Quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Neste dia, foi a nossa primeira reunião. Alguns dos participantes do projeto - como eu -, já conheciam nossos orientadores/supervisores: Andréa Pereira e Luis Fernando. Ali, eles retiraram as dúvidas restantes sobre todo o projeto e falaram sobre os professores que nos supervisionariam, enquanto estivéssemos na escola. Por falar em escola, também soubemos de sua localização e o que mais nos surpreendeu, acredito eu, foi sua proximidade com a Ufal. 

Quando tudo isso já estava resolvido, era hora de dividirmos os grupos. Os bolsistas e colaboradores foram divididos em três grupos com 8/9 integrantes e separados para cada professor. Após isso, fomos apresentados à metodologia que usaríamos no decorrer do projeto. Então, o professor Luis Fernando nos falou sobre o blog (como esse) que deveríamos fazer para postarmos nossos relatórios diários, sobre as aulas que assistiríamos e as reuniões. Fomos informados de que os nossos supervisores também e, para isso, alguns alunos foram selecionados para auxiliá-los na tarefa, bem como a fazer o blog principal (blogão) do projeto.

Acredito que a participação nesse projeto pode acarretar uma experiência de valor incalculável, pois é, para muitos de nós, o primeiro contato com uma sala de aula, que não é do ponto de vista de aluno. Todos, incluindo a pessoa que vos escreve, pareceram animados e empolgados com o início dessa nova jornada. Se fosse fazer um pequeno paralelo com a Jornada do Heróis - onde todos seríamos os heróis -, acredito que estamos no ventre da baleia, o lugar onde seremos testados e, ao sair desse lugar, estaremos mais fortes, experientes e ainda mais prontos para nossas futuras vidas como professores. E eu mal posso esperar.

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Quarta-feira, 24 de abril de 2019

Tínhamos planejado uma atividade para a turma, para que fizessem em grupo. Pedimos para que se dividissem em grupos de 5 pessoas, os alunos reclamaram pela sala ser pequena e a movimentação ser ruim. Passamos um caça-palavras para fazerem, com alguns nomes dos personagens do livro escolhido pela turma e pedimos para que, posteriormente, fizessem uma história com os que encontrassem. Nosso plano inicial era misturar as histórias, para que lessem as dos colegas, sem saberem de quem são. Quando entreguei as folhas com o jogo, um dos alunos veio perguntar se era apenas aquilo, pois não haviam prestado atenção no que havíamos dito. Não demos tempo limite para que terminassem de escrever, mas alguns grupos estavam se prolongando demais. Quando terminaram de escrever, pedimos para que lessem as próprias histórias, ao contrário do plano original.

Trabalho em grupo

Infraestrutura física da escola: Pessoal: Projeto Pedagógico: Relações Interpessoais: “Começamos nossa coleta de dados fazendo uma entrevista com a diretora da Escola Estadual Onélia Campelo.  Dados obtidos:  A escola possui 1 laboratório de informática com internet. Quem assume a secretaria é o diretor adjunto A escola é composta por 15 salas de aula. 2 laboratórios. Há uma biblioteca (funciona os três turnos), porém não há um bibliotecário.  10 banheiros. 1 quadra poliesportiva. 1 pátio. Não há praça.  3 áreas de convivência. Há carência em relação a iluminação.” “2 diretores e 2 coordenadores sendo 1 pedagógico e outro articulador 7 colaboradores assumem os serviços gerais. 8 merendeiras. 4 vigias. Tem uma equipe docente de 56 professores distribuídos pelos turnos matutino, vespertino e noturno. Segundo ...

Quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Nessa reunião, a profa. Andréa não pode comparecer, pois estava em uma reunião do Profletras. O professor Fernando nos apresentou alguns livros que escreveu - um deles com a professora Andréa. Ele falou sobre alguns meios didáticos que pideriamos usar e sobre algumas - boas - mudanças na BNCC. Fomos informados que na próxima semana não haveria reunião, porque os professores estariam em outra reunião do Profletras.