Neste dia, foi a nossa primeira reunião. Alguns dos participantes do projeto - como eu -, já conheciam nossos orientadores/supervisores: Andréa Pereira e Luis Fernando. Ali, eles retiraram as dúvidas restantes sobre todo o projeto e falaram sobre os professores que nos supervisionariam, enquanto estivéssemos na escola. Por falar em escola, também soubemos de sua localização e o que mais nos surpreendeu, acredito eu, foi sua proximidade com a Ufal.
Quando tudo isso já estava resolvido, era hora de dividirmos os grupos. Os bolsistas e colaboradores foram divididos em três grupos com 8/9 integrantes e separados para cada professor. Após isso, fomos apresentados à metodologia que usaríamos no decorrer do projeto. Então, o professor Luis Fernando nos falou sobre o blog (como esse) que deveríamos fazer para postarmos nossos relatórios diários, sobre as aulas que assistiríamos e as reuniões. Fomos informados de que os nossos supervisores também e, para isso, alguns alunos foram selecionados para auxiliá-los na tarefa, bem como a fazer o blog principal (blogão) do projeto.
Acredito que a participação nesse projeto pode acarretar uma experiência de valor incalculável, pois é, para muitos de nós, o primeiro contato com uma sala de aula, que não é do ponto de vista de aluno. Todos, incluindo a pessoa que vos escreve, pareceram animados e empolgados com o início dessa nova jornada. Se fosse fazer um pequeno paralelo com a Jornada do Heróis - onde todos seríamos os heróis -, acredito que estamos no ventre da baleia, o lugar onde seremos testados e, ao sair desse lugar, estaremos mais fortes, experientes e ainda mais prontos para nossas futuras vidas como professores. E eu mal posso esperar.
Comentários
Postar um comentário