Neste dia, os alunos estavam realmente agitados, então a professora Socorro falou sobre a reunião de pais e mestres, o que deixou os meninos mais quietos. A professora escreveu o texto "Quem inventou a pipoca?", para que os alunos copiassem, trazendo alguns questionamentos interessantes. Enquanto os alunos copiavam, o professor de Ed. Física entrou na sala, fazendo uma chamada antes da aula, que seria a última daquele dia. A professora saiu da sala saiu para ir à coordenação rapidamente, deixando os alunos outra vez agitados e, quando voltou, leu o texto junto aos alunos, falando sobre objeto direto e indireto. Depois da correção das questões, que foram passadas junto ao texto, tentei falar com a turma sobre o projeto, mas eles ainda não tinham lido o livro; tendo isso em mente, planejamos um questionário, para incentivá-los a ler. A professora devolveu as provas para os alunos, gerando comentários de descontentamento.
Tínhamos planejado uma atividade para a turma, para que fizessem em grupo. Pedimos para que se dividissem em grupos de 5 pessoas, os alunos reclamaram pela sala ser pequena e a movimentação ser ruim. Passamos um caça-palavras para fazerem, com alguns nomes dos personagens do livro escolhido pela turma e pedimos para que, posteriormente, fizessem uma história com os que encontrassem. Nosso plano inicial era misturar as histórias, para que lessem as dos colegas, sem saberem de quem são. Quando entreguei as folhas com o jogo, um dos alunos veio perguntar se era apenas aquilo, pois não haviam prestado atenção no que havíamos dito. Não demos tempo limite para que terminassem de escrever, mas alguns grupos estavam se prolongando demais. Quando terminaram de escrever, pedimos para que lessem as próprias histórias, ao contrário do plano original.
Comentários
Postar um comentário