Infraestrutura
física da escola:
|
Pessoal:
|
Projeto
Pedagógico:
|
Relações
Interpessoais:
|
“Começamos
nossa coleta de dados fazendo uma entrevista com a diretora da Escola
Estadual Onélia Campelo.
Dados
obtidos:
A
escola possui 1 laboratório de informática com internet.
Quem
assume a secretaria é o diretor adjunto
A
escola é composta por 15 salas de aula.
2
laboratórios.
Há
uma biblioteca (funciona os três turnos), porém não há um bibliotecário.
10
banheiros.
1
quadra poliesportiva.
1
pátio.
Não
há praça.
3
áreas de convivência.
Há
carência em relação a iluminação.”
|
“2
diretores e 2 coordenadores sendo 1 pedagógico e outro articulador
7 colaboradores assumem os serviços gerais.
8 merendeiras.
4 vigias.
Tem uma equipe docente de 56 professores distribuídos pelos turnos
matutino, vespertino e noturno. Segundo o Censo de 2017, a escola tem 1516
alunos distribuídos em 32 turmas. O ensino fundamental tem 770 alunos do o 6°
ao 9° ano, o ensino médio do 1° ao 3° ano tem 347 alunos e o Ensino de Jovens
e Adultos (EJA) tem 399 alunos.”
|
“Segundo ele (coordenador pedagógico), o PPP é antigo e não tem uma
metodologia e nem teorias que levam a prática, sendo formado apenas pelo
diagnóstico. O projeto encontra-se em processo de mudança, na qual a
coordenação está revendo algumas teorias como: a do materialismo
histórico-dialética, do Karl Marx; a teoria do objeto proximal, do
Vygotsky; e sobre os aspectos socioculturais dos conteúdos, por Libâneo.”
“•ATIVIDADES EXTRACLASSE
1-Projeto de Leitura - uma vez ao ano;
2-Feira de Conhecimento - uma vez ao ano;
3-Jogos Internos - uma vez ao ano;
4- Dia da Família.
Os alunos sentem falta de excursões, como viagens, visitas à museus,
parques e praças.”
|
“Em
relação a convivência entre a coordenação, secretaria, funcionários e corpo
docente. Segundo o coordenador da escola, ela é ótima e os problemas são
pontuais. Quando há problemas os professores são chamados a atenção. As
questões pertinentes à escola são resolvidas por meio do diálogo. E já aconteceu
várias vezes dos professores serem devolvidos à Secretaria de Educação.”
VISÃO DOS ALUNOS
“A
relação entre os alunos e coordenadores é bem complicada, pois quando
precisam de ajuda, nem sempre são atendidos com cordialidade pelos
coordenadores. Sempre com arrogância e superioridade. Existe uma clara falta
de diálogo entre as partes.”
|
Tínhamos planejado uma atividade para a turma, para que fizessem em grupo. Pedimos para que se dividissem em grupos de 5 pessoas, os alunos reclamaram pela sala ser pequena e a movimentação ser ruim. Passamos um caça-palavras para fazerem, com alguns nomes dos personagens do livro escolhido pela turma e pedimos para que, posteriormente, fizessem uma história com os que encontrassem. Nosso plano inicial era misturar as histórias, para que lessem as dos colegas, sem saberem de quem são. Quando entreguei as folhas com o jogo, um dos alunos veio perguntar se era apenas aquilo, pois não haviam prestado atenção no que havíamos dito. Não demos tempo limite para que terminassem de escrever, mas alguns grupos estavam se prolongando demais. Quando terminaram de escrever, pedimos para que lessem as próprias histórias, ao contrário do plano original.
Comentários
Postar um comentário