Pular para o conteúdo principal

Terça-feira, 11 de setembro de 2018

Neste dia, com os grupos já divididos, nós observamos as aulas da professora Socorro no 8º A. Nós ficamos lá nas duas primeiras, onde a professora aplicou uma revisão sobre duas figuras de linguagem: metáfora e metonímia. Após isso, a professora explicou sobre mais quadro figuras de linguagem: ironia, hipérbole, eufemismo e personificação. A turma se mostrou ótima para trabalhar, mas as condições gerais da sala são precárias: a falta de carteiras é algo comum e rotineiro e os quadros estão deteriorados. Além disso, as salas são muito quentes e muito pequenas para a quantidade de alunos.

Após as duas primeiras aulas, veio o intervalo. Então, vieram as algumas apresentações no pátio, referentes ao projeto de leitura da escola, sobre autores alagoanos. Ao todo, três turmas se apresentaram: o 6º B, com uma música e um pouco da biografia de Djavan; o 8º D, com o tema Negra Fulô, de Jorge de Lima; e o 9º B, encerrando a manhã com Graciliano Ramos.

Com toda a certeza, eu adoro trabalhar nessa escola. Apesar das condições em geral, a escola é acolhedora e dá uma sensação de lar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quarta-feira, 24 de abril de 2019

Tínhamos planejado uma atividade para a turma, para que fizessem em grupo. Pedimos para que se dividissem em grupos de 5 pessoas, os alunos reclamaram pela sala ser pequena e a movimentação ser ruim. Passamos um caça-palavras para fazerem, com alguns nomes dos personagens do livro escolhido pela turma e pedimos para que, posteriormente, fizessem uma história com os que encontrassem. Nosso plano inicial era misturar as histórias, para que lessem as dos colegas, sem saberem de quem são. Quando entreguei as folhas com o jogo, um dos alunos veio perguntar se era apenas aquilo, pois não haviam prestado atenção no que havíamos dito. Não demos tempo limite para que terminassem de escrever, mas alguns grupos estavam se prolongando demais. Quando terminaram de escrever, pedimos para que lessem as próprias histórias, ao contrário do plano original.

Trabalho em grupo

Infraestrutura física da escola: Pessoal: Projeto Pedagógico: Relações Interpessoais: “Começamos nossa coleta de dados fazendo uma entrevista com a diretora da Escola Estadual Onélia Campelo.  Dados obtidos:  A escola possui 1 laboratório de informática com internet. Quem assume a secretaria é o diretor adjunto A escola é composta por 15 salas de aula. 2 laboratórios. Há uma biblioteca (funciona os três turnos), porém não há um bibliotecário.  10 banheiros. 1 quadra poliesportiva. 1 pátio. Não há praça.  3 áreas de convivência. Há carência em relação a iluminação.” “2 diretores e 2 coordenadores sendo 1 pedagógico e outro articulador 7 colaboradores assumem os serviços gerais. 8 merendeiras. 4 vigias. Tem uma equipe docente de 56 professores distribuídos pelos turnos matutino, vespertino e noturno. Segundo ...

Quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Nessa reunião, a profa. Andréa não pode comparecer, pois estava em uma reunião do Profletras. O professor Fernando nos apresentou alguns livros que escreveu - um deles com a professora Andréa. Ele falou sobre alguns meios didáticos que pideriamos usar e sobre algumas - boas - mudanças na BNCC. Fomos informados que na próxima semana não haveria reunião, porque os professores estariam em outra reunião do Profletras.