Pular para o conteúdo principal

Quinta-feira, 06 de setembro de 2018

Nossa, que dia!
Depois de termos o primeiro contato, na terça-feira, era hora de ficarmos um pouco mais próximos das turmas e conseguirmos um pouco de sua confiança (eu me senti uma general, enquanto escrevia isso). Para alcançarmos nosso objetivo, fizemos uma dinâmica, com as duas turmas. Era uma simples batata-quente: nos tocamos uma música, enquanto uma garrafa ia passando pelos alunos;  quando a música parava, a pessoa que segurava a garrafa nos fazia uma pergunta. Posso dizer que muitas perguntas nos renderam boas risadas e algumas renderam reflexão, mas, com certeza, a brincadeira acabou sendo boa e conseguimos criar um vínculos com os alunos.

Com o um pouco de tempo que nos restou, na primeira turma, ainda fizemos uma outra dinâmica: uma simples forca, onde testamos rapidamente seus conhecimentos quanto a verbos e adjetivos. Na segunda turma, usamos o tempo restante para fazermos uma dinâmica chamada "o feitiço contra o feiticeiro", onde os alunos escreveriam prendas para que algum colega pagasse, nós recolhemos e lemos todas em voz alta, sem dizer quem havia escrito. O que eles não sabiam era que eles mesmos teriam que pagar as prendas, o que resultou em um pouco de confusão, mas que rapidamente foi apartada e rendeu boas risadas, também.

De fato, as duas turmas são ótimas para trabalhar, o que causa uma pequena dor ao termos que nos separar, mas vai dar tudo certo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quarta-feira, 24 de abril de 2019

Tínhamos planejado uma atividade para a turma, para que fizessem em grupo. Pedimos para que se dividissem em grupos de 5 pessoas, os alunos reclamaram pela sala ser pequena e a movimentação ser ruim. Passamos um caça-palavras para fazerem, com alguns nomes dos personagens do livro escolhido pela turma e pedimos para que, posteriormente, fizessem uma história com os que encontrassem. Nosso plano inicial era misturar as histórias, para que lessem as dos colegas, sem saberem de quem são. Quando entreguei as folhas com o jogo, um dos alunos veio perguntar se era apenas aquilo, pois não haviam prestado atenção no que havíamos dito. Não demos tempo limite para que terminassem de escrever, mas alguns grupos estavam se prolongando demais. Quando terminaram de escrever, pedimos para que lessem as próprias histórias, ao contrário do plano original.

Trabalho em grupo

Infraestrutura física da escola: Pessoal: Projeto Pedagógico: Relações Interpessoais: “Começamos nossa coleta de dados fazendo uma entrevista com a diretora da Escola Estadual Onélia Campelo.  Dados obtidos:  A escola possui 1 laboratório de informática com internet. Quem assume a secretaria é o diretor adjunto A escola é composta por 15 salas de aula. 2 laboratórios. Há uma biblioteca (funciona os três turnos), porém não há um bibliotecário.  10 banheiros. 1 quadra poliesportiva. 1 pátio. Não há praça.  3 áreas de convivência. Há carência em relação a iluminação.” “2 diretores e 2 coordenadores sendo 1 pedagógico e outro articulador 7 colaboradores assumem os serviços gerais. 8 merendeiras. 4 vigias. Tem uma equipe docente de 56 professores distribuídos pelos turnos matutino, vespertino e noturno. Segundo ...

Quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Nessa reunião, a profa. Andréa não pode comparecer, pois estava em uma reunião do Profletras. O professor Fernando nos apresentou alguns livros que escreveu - um deles com a professora Andréa. Ele falou sobre alguns meios didáticos que pideriamos usar e sobre algumas - boas - mudanças na BNCC. Fomos informados que na próxima semana não haveria reunião, porque os professores estariam em outra reunião do Profletras.