Pular para o conteúdo principal

Diagnóstico 1

A infraestrutura da escola, vista pelos alunos.

A infraestrutura da escola é o assunto em que os alunos mais falam e há muita coisa a ser falada. A escola possui 15 salas, contando com as salas de aula, sala dos professores, coordenação, direção etc. 

Ao serem perguntados sobre os banheiros, os alunos logo reclamam de suas condições: os banheiros são mal iluminados; na maioria das vezes, não possui portas e, quando possui, elas não fecham; além disso, não há papel higiênico disponível; há muitas pichações - feitas pelos próprios alunos; as torneiras estão quebradas, não há sabão e o mau cheiro é constante. Nos banheiros da quadra, a situação não é muito diferente, o banheiro masculino não possui portas e nem chuveiros e, após as aulas de educação física, os meninos têm de usar o banheiro feminino para tomar banho. Um dos alunos nem mesmo sabia da existência dos banheiros da quadra. Fiquei sabendo da existência de outros banheiros no 1º andar, mas estes estão fechados. Esses banheiros foram reformados e estão como novos, mas existe o medo de ser aberto e os alunos destruírem-no.

Quando perguntados sobre o laboratório de informática, os alunos revelaram não terem acesso, apenas os alunos do Ensino Médio o tem. Sobre o auditório, ele tem ar condicionado, mas pela grande quantidade de alunos, os únicos que funcionam não são o suficiente e acaba ficando quente. O sistema de som não existe mais, pois foi danificado anteriormente pelos alunos e o risco de isso voltar a acontecer caso volte a ser implantado impedem uma reposição. 

Existem duas escadas na escola, mas uma delas permanece fechada. Voltando à quadra, os alunos não a acham quente, mas ela não tem espaço o suficiente e ela alaga quando chove e a fiação ruim torna-a perigosa para o uso. Falando do pátio, ele é relativamente grande, mas parece diminuir de tamanho com a fila da merenda - que é grande - e com os alunos mais novos correndo constantemente. Os alunos disseram não ter um espaço para lazer.

Sobre as salas de aula, todos os alunos concordam em uma coisa: é quente, muito quente. Eles contaram como o calor é demasiado desconfortável e dificulta na concentração. As salas já tiveram ventiladores antes, mas foram quebrados pelos alunos. Além disso, muitos quadros estão deteriorados, algo feito pelos próprios alunos, chegando até mesmo a só estarem inteiros pela metade. Outra coisa muito comum é a falta de carteiras, que os alunos falam ser constante, pela quantidade de cadeira quebradas.

Por enquanto, esse foi o resultado da pesquisa, que ainda está em andamento. Os alunos entrevistados têm entre 13 e 15 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quarta-feira, 24 de abril de 2019

Tínhamos planejado uma atividade para a turma, para que fizessem em grupo. Pedimos para que se dividissem em grupos de 5 pessoas, os alunos reclamaram pela sala ser pequena e a movimentação ser ruim. Passamos um caça-palavras para fazerem, com alguns nomes dos personagens do livro escolhido pela turma e pedimos para que, posteriormente, fizessem uma história com os que encontrassem. Nosso plano inicial era misturar as histórias, para que lessem as dos colegas, sem saberem de quem são. Quando entreguei as folhas com o jogo, um dos alunos veio perguntar se era apenas aquilo, pois não haviam prestado atenção no que havíamos dito. Não demos tempo limite para que terminassem de escrever, mas alguns grupos estavam se prolongando demais. Quando terminaram de escrever, pedimos para que lessem as próprias histórias, ao contrário do plano original.

Trabalho em grupo

Infraestrutura física da escola: Pessoal: Projeto Pedagógico: Relações Interpessoais: “Começamos nossa coleta de dados fazendo uma entrevista com a diretora da Escola Estadual Onélia Campelo.  Dados obtidos:  A escola possui 1 laboratório de informática com internet. Quem assume a secretaria é o diretor adjunto A escola é composta por 15 salas de aula. 2 laboratórios. Há uma biblioteca (funciona os três turnos), porém não há um bibliotecário.  10 banheiros. 1 quadra poliesportiva. 1 pátio. Não há praça.  3 áreas de convivência. Há carência em relação a iluminação.” “2 diretores e 2 coordenadores sendo 1 pedagógico e outro articulador 7 colaboradores assumem os serviços gerais. 8 merendeiras. 4 vigias. Tem uma equipe docente de 56 professores distribuídos pelos turnos matutino, vespertino e noturno. Segundo ...

Quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Nessa reunião, a profa. Andréa não pode comparecer, pois estava em uma reunião do Profletras. O professor Fernando nos apresentou alguns livros que escreveu - um deles com a professora Andréa. Ele falou sobre alguns meios didáticos que pideriamos usar e sobre algumas - boas - mudanças na BNCC. Fomos informados que na próxima semana não haveria reunião, porque os professores estariam em outra reunião do Profletras.