Pular para o conteúdo principal

Diagnóstico 2

Escola Estadual Onélia Campelo


Pátio da Escola Onélia Campelo


  • Infraestrutura da escola (do ponto de vista geral):
Na sua infraestrutura, a instituição está organizada da seguinte forma: existem 15 salas de aula, 1 pátio grande, 1 biblioteca, 1 auditório, 1 laboratório de informática e robótica, 1 laboratório de ciências, 1 laboratório de matemática, 1 laboratório de multimídias para alunos especiais, 1 bloco administrativo (formado por direção, secretária e arquivo, sala de coordenação pedagógica, sala dos professores, sala de material didático e 2 banheiros), 4 banheiros para os alunos, estando divididos em 2 masculinos e 2 femininos, 1 cantina ou refeitório, 1 cozinha, 1 despensa, ,  1 ginásio esportivo com sala e banheiro para o professor e despensa para material esportivo, 1 espaço para instalação de elevador, tv, antena parabólica, copiadora e datashow.

A escola comporta, em seu todo, 1516 alunos, distribuídos pelos horários da manhã, da tarde e da noite, sendo 770 no Ensino Fundamental, 347 no Ensino Médio e 399 no EJA (Educação de Jovens e Adultos). A escola conta com 56 professores, divididos nos três turnos, 1 diretora, 3 coordenadores.

Apesar da quantidade de salas, é possível notar que todas são pequenas para a quantidade de alunos a comportar (como exemplo, utilizo as salas dos 8º anos, cuja turma A possui 39 alunos e a B, 44), assim como a falta de ventilação, pois os ventiladores estão quebrados e a pouca ventilação vem das janelas, o que não é muito para refrescar a sala. Além disso, a falta de carteiras é constante, pois os alunos as quebram. Indo para os banheiros, a situação é ainda pior: a iluminação é precária, não há sabão, as portas não fecham e o cheiro é terrível, a ponto de os próprios alunos evitarem ir. Existem  dois banheiros no primeiro andar,que estão fechados por conta do medo dos alunos depredarem. Falando da quadra, não é muito grande e precisa ser dividida em duas, durante as aulas de Educação Física.

A cantina não é grande e não comporta a quantidade de alunos, fazendo com que eles tenham de ir para o pátio para comer. Um ponto importante a ser abordado é sobre a água: os alunos afirmam que há impurezas ali, pois a água vem direto da caixa e não passa por tratamento algum, antes do consumo, o que pode acarretar em doenças futuras. O laboratório de informática e robótica, no momento, é utilizado apenas para as aulas de robótica, já que os computadores são antigos e não possuem acesso à internet. Na biblioteca, a diversidade de livros é presente. Os livros vão de bíblico-infantis, didáticos e dicionários a livros de poesia, novelas e ficção, contando ainda com livros de conto, teatro, cordel e política. A locação pode ser feita por 7 dias. 

Num contexto geral, a escola não está em condições muito boas. A pintura já teve dias melhores, afiação é ruim (tanto que, durante um problema de vazamento na caixa d'água, foi recomendado aos alunos o afastamento das tomadas, pois não há aterramento), as grades para a prevenção de assaltos dão à escola um aspecto de prisão e os muros são muito baixos.





  • PPP (Projeto Político Pedagógico):
Em uma conversa com um dos coordenadores, Leonardo, foi discutida a questão do PPP. De acordo com ele, o Projeto é antigo e ultrapassado, não há teorias que possam ser usadas na prática e é formado apenas em diagnóstico. Atualmente, o PPP está passando por mudanças, onde o coordenador procura introduzir as teorias Histórico-Dialética de Marx, Objeto Proximal de Vygotski e Aspectos Socioculturais de Libâneo. Leonardo afirmou que deseja basear o novo PPP na Constituição, no Regimento Escolar e no ECA, além de uma formação continuada para professores.

Ainda nesse ponto, Leonardo acredita que os professores precisam deixar o comodismo de apenas transferir conteúdo de lado, eles precisam também olhar o lado dos alunos, vendo suas condições. Fora isso, há também a questão da evasão escolar. Por conta da situação financeira de muitos alunos, eles param de estudar para trabalhar e ajudar na casa.


  • Atividades extraclasses:
A escola promove algumas atividades, embora os alunos aleguem serem poucas. De acordo com a coordenação, todo ano é realizado um projeto de leitura, assim como os jogos internos e uma gincana (para aqueles que não participam dos jogos). Mesmo assim, os alunos sentem falta de algumas outras atividades, como teatro, música, aulas de desenho, entre outras.



  • Relações interpessoais:
Considerando as relações entre a coordenação, a direção, o corpo docente e o corpo discente, a coordenação afirma ter uma boa convivência com todos, resolvendo todos os problemas no diálogo, bem diferente do ponto de vista dos discentes. Os alunos se sentem intimidados pelos coordenadores e professores e pouco a vontade para dialogar com eles. De acordo com o coordenador, os casos de bullying são raros e resolvidos rapidamente, mas os alunos afirmam serem tão constantes, que já tomam por algo normal e comum, e ainda falam que a coordenação não resolve as coisas. 


  • Informações extras:
A escola serve como ponto de eleição e como local de oração para membros de uma igreja próxima.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quarta-feira, 24 de abril de 2019

Tínhamos planejado uma atividade para a turma, para que fizessem em grupo. Pedimos para que se dividissem em grupos de 5 pessoas, os alunos reclamaram pela sala ser pequena e a movimentação ser ruim. Passamos um caça-palavras para fazerem, com alguns nomes dos personagens do livro escolhido pela turma e pedimos para que, posteriormente, fizessem uma história com os que encontrassem. Nosso plano inicial era misturar as histórias, para que lessem as dos colegas, sem saberem de quem são. Quando entreguei as folhas com o jogo, um dos alunos veio perguntar se era apenas aquilo, pois não haviam prestado atenção no que havíamos dito. Não demos tempo limite para que terminassem de escrever, mas alguns grupos estavam se prolongando demais. Quando terminaram de escrever, pedimos para que lessem as próprias histórias, ao contrário do plano original.

Trabalho em grupo

Infraestrutura física da escola: Pessoal: Projeto Pedagógico: Relações Interpessoais: “Começamos nossa coleta de dados fazendo uma entrevista com a diretora da Escola Estadual Onélia Campelo.  Dados obtidos:  A escola possui 1 laboratório de informática com internet. Quem assume a secretaria é o diretor adjunto A escola é composta por 15 salas de aula. 2 laboratórios. Há uma biblioteca (funciona os três turnos), porém não há um bibliotecário.  10 banheiros. 1 quadra poliesportiva. 1 pátio. Não há praça.  3 áreas de convivência. Há carência em relação a iluminação.” “2 diretores e 2 coordenadores sendo 1 pedagógico e outro articulador 7 colaboradores assumem os serviços gerais. 8 merendeiras. 4 vigias. Tem uma equipe docente de 56 professores distribuídos pelos turnos matutino, vespertino e noturno. Segundo ...

Terça-feira, 16 de outubro de 2018

Neste dia, a professora Socorro deu continuidade ao assunto Aposto e Vocativo. Como de costume, no início da aula os alunos estavam agitados e alguns ainda procuravam por carteiras, o que atrasou o começo da aula em 15 minutos. Logo em seguida,  a professora fez a chamada, para depois iniciar a correção da atividade que havia ido para casa. Ela fez a correção oralmente. Após isso, a professora Socorro passou uma leitura em voz alta de um texto, onde os alunos liam, havia uma atividade sobre o texto e a professora foi tirando as dúvidas sobre ela. Enquanto os alunos faziam a atividade de sala, a professora ia passando de banca em banca, para dar o visto na atividade anterior.