Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de outubro, 2018

Diagnóstico 2

Escola Estadual Onélia Campelo Pátio da Escola Onélia Campelo Infraestrutura da escola (do ponto de vista geral): Na sua infraestrutura, a instituição está organizada da seguinte forma: existem 15 salas de aula, 1 pátio grande, 1 biblioteca, 1 auditório, 1 laboratório de informática e robótica, 1 laboratório de ciências, 1 laboratório de matemática, 1 laboratório de multimídias para alunos especiais, 1 bloco administrativo (formado por direção, secretária e arquivo, sala de coordenação pedagógica, sala dos professores, sala de material didático e 2 banheiros), 4 banheiros para os alunos, estando divididos em 2 masculinos e 2 femininos, 1 cantina ou refeitório, 1 cozinha, 1 despensa, ,  1 ginásio esportivo com sala e banheiro para o professor e despensa para material esportivo, 1 espaço para instalação de elevador, tv, antena parabólica, copiadora e datashow. A escola comporta, em seu todo, 1516 alunos, distribuídos pelos horários da manhã, da tarde e da noite, ...

Quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Foi dia de reunião, fomos apenas nós - bolsistas - e os orientadores, sem a presença dos supervisores. Primeiramente, a professora Andréa nos falou sobre os emails que deveríamos mandar, junto com os nossos termos de compromisso. O professor Fernando nos falou um pouco sobre a conversa que tiveram com os professores e também sobre alguns pontos a respeito do nossos diagnóstico etnográfico. Depois disso, tivemos uma conversa aberta sobre os nossos supervisores; também falamos sobre os funcionários e os outros professores da escola.

Terça-feira, 09 de outubro de 2018

Nesse dia, assistimos a aula da professora Socorro.  Logo no início, ela deu oportunidade para aqueles que não haviam feio a atividade de casa - relacionada a aposto e vocativo -, fazerem na sala. Depois disso, a professora foi passando de carteira em carteira, para passar o visto nos cadernos (de acordo com a professora, os vistos valem alguma pontuação, no final do período). Nesse tempo, pude perceber que, apesar dos alunos serem participativos, eles também costumam ser barulhentos e a professora parece ter um pouco de dificuldade em controlar a sala, pela grande quantidade de alunos presentes. Após isso, a professora Socorro fez a correção da atividade, tirando algumas dúvidas que surgiam sobre o assunto, sempre com a participação dos alunos.

Terça-feira, 02 de outubro de 2018

Neste dia, nós apenas observamos a aula. A professora Socorro estava explicando sobre Adjunto Adnominal, dando seu "conceito" e as formas de ser encontrado na oração. Ela copiou o assunto no quadro e, na hora da explicação, foi fazendo as observações. Depois, a professora passou um exercício sobre o assunto. Ainda nessa aula, a diretora apareceu para falar sobre um vazamento na caixa d'água, que havia deixado um corredor sem acesso. Ela também resolveu um pequeno problema que surgira no grupo da sala. O coordenador Leonardo também apareceu, falando sobre o problema de fiação da escola, que estava ainda mais perigosa com o vazamento. Falou também sobre o problema de desorganização e sujeira nas salas. Através de uma conversa entre um dos alunos e a professora Socorro, soubemos que, além do papel, os professores também colocam as notas no sistema da escola, onde os alunos podem acessar.